Antonio Henrique Amaral nasceu em São Paulo, em 1935.

Iniciou sua formação artística com Roberto Sanbonet na Escola do MASP. Em 1957, ingressa no ateliê de gravura do MAM-SP, então sob a orientação de Lívio Abramo. Em 1959, freqüenta o Pratt Graphic Art Center, em Nova York, aperfeiçoando-se com Shiko Munakata e W. Rogalsky.

Para um temperamento inquieto como o seu, a disciplina que o trabalho do gravador requer é essencial à sua formação. A persistência necessária para alcançar o domínio das diferentes técnicas dá-lhe a medida da profissionalização, e na convivência com Lívio Abramo e Shiko Munakata, aprende que, para esses mestres da gravura, ofício e criação, estética e ética se integram numa filosofia de vida. Após o lançamento do álbum de gravuras O meu e o seu, dedica-se predominantemente à pintura.

No Salão de Arte Moderna do Rio de Janeiro de 1971, ganha o Prêmio de Viagem ao Exterior e muda-se para Nova York, onde permanece até 1981. Ao retornar a São Paulo, trabalha no estúdio construído no bairro do Butantã. Nas últimas 5 décadas realiza inúmeras exposições individuais de pintura e obra sobre papel no Brasil e no exterior, participa de 7 Bienais de São Paulo, e importantes mostras coletivas no Brasil, Estados Unidos, Europa, Japão, Coréia, Canadá e América Latina. Suas obras estão representadas em museus do Brasil, América Latina, Estados Unidos, Europa e Japão.

 

Antonio Henrique Amaral was born in São Paulo, in 1935. 

His art training began with Roberto Sanbonet at the MASP School. In 1957, he joined the MAM-SP engraving atelier, then run by Lívio Abramo. In 1959, Amaral attended the Pratt Graphic Art Center, in New York, where he honed his skills with Shiko Munakata and W. Rogalsky.

For someone with a restless temperament like him, the discipline that the engraver’s work requires was pivotal to his training. The persistence needed in order to achieve mastery of different techniques showed him what it takes to be a professional, and in interacting with Lívio Abramo and Shiko Munakata he learned that for those masters of engraving, craft and creation, aesthetics and ethics merge into an approach to life. After releasing the engraving album O meu e o seu, he turned his attention primarily to painting.

At the 1971 Rio de Janeiro Modern Art Salon, he won the Foreign Travel Prize and relocated to New York, where he remained until 1981. Back in São Paulo, he worked out of a studio built in the Butantã neighborhood. Over the past five decades he had numerous solo exhibits of paintings and works on paper, in Brazil and in other countries, and was featured in seven different editions of the São Paulo Art Biennial, as well as in major group exhibits in Brazil, the United States, Europe, Japan, Korea, Canada and Latin America. His work is on display at museums in Brazil, Latin America, the United States, Europe and Japan.